Du 11 au 19 février 2010, aura lieu le projet Trait-d-Union. Cette semaine de la France au Portugal va se tenir à l'Espace Europa de la Commission Européenne à Lisbonne, en partenariat avec l'ambassade de France, l'IFP et l'Alliance Française.

Des étudiants de différentes écoles d'arts vont exposer des projets (peinture, design, photo, arts déco, sculpture, vidéos) sur le thème de l'interculturalité entre la France et le Portugal.

L'inauguration de cette exposition se tiendra le 11 février à partir de 18h. Une table-ronde, le 17 février, sur ce thème d'échanges culturels réunira des étudiants, des professeurs et toute personne intéressée par la France et le Portugal pour échanger ses expériences. Une démonstration de Slam français det portugais, et une petite fête clôturera cette semaine. Lors de tous les événements une dégustation de vins et de fromages français sera proposée. L'espace Europa est libre d'accès, et se situe derrière le cinéma São Jorge à Lisboa.


SOS Silva o Sentinela

“Permitam que me apresente.
Sou Silva o Sentinela o poeta dissidente.
Não quero ser Almeida muito menos Presidente.
Sou Silva o Sentinela o poeta, pessoa, gente.”

O projecto “SoS” tem como principal objectivo reavivar a palavra dita em Portugal. Fortalecer a poesia com música e imagem, usando uma linguagem contemporânea, sem decepcionar a geração do Ary dos Santos. Provar aos mais novos que a palavra dita está viva e só eles a podem levar em frente.
Para quê inventar quando há tanta poesia genial?
Porque a poesia genial já foi inventada.

Silva o Sentinela, mentor do projecto começou a escrever em 2008 por necessidade. Rimar sem saber porquê. O desafio era encontrar uma plataforma concreta para as palavras onde o conteúdo não perdesse para a forma.

Em Junho de 2009 estreou-se no primeiro Torneio de SLAM Poetry em Portugal. Apesar de não se identificar com esta forma de alta competição para poetas, apercebeu-se que seria a solução perfeita para a sua escrita, poder libertar palavras, sem ser rapper, sem ser o que não é.

Em Outubro de 2009 viajou até Berlim para entrar no primeiro Torneio Europeu de SLAM Poetry.
No regresso ao país dos poetas, ter um poema escrito era insuficiente. O sentimento agiganta-se quando a música sente o que a imagem provoca.

Graças à Direcção/Produção Musical de Licínio Pereira e à Realização/Vídeo de António Pinhão Botelho, o projecto “SoS” ganhou vida.
Músico há 16 anos, o produtor Licínio Pereira tem uma sensibilidade fora do normal no que toca a transformar emoções em instrumentais.
António por seu lado actualmente estuda Realização nos Estados Unidos, tem uma visão fresca do que é fazer Cinema e será uma das grandes promessas do Cinema português.

Ter ideias na cabeça é o mais fácil. Concretizá-las não é o mais difícil. As palavras são rascunhos. As notas musicais são apontamentos. A imagem é uma impressora. Junta-se tudo e aí sim, existimos.

“Permitam que me reapresente,

Sou Silva o Sentinela o poeta, pessoa, gente.
Hoje acordei e vi um Almeida a dar a vassoura a um Presidente.”


http://www.myspace.com/silvaosentinela