Instituto Franco-Português
Criado em 1937 e instalado inicialmente no Palácio de Santos, o Instituto Francês de Lisboa tornou-se Instituto Franco-Português em 1984. Está desde essa data situado no número 91 da Avenida Luís Bívar. A sua missão é a da difusão da língua e cultura francesas e a de um lugar privilegiado do diálogo franco-português e da criação contemporânea. Nas suas instalações estão sedeados, a Alliance Française, a Nova Livraria Francesa e o Instituto Cultural Romeno. Tem uma sala de espectáculos, o Auditório Philippe Fridman, uma mediateca, e locais de acolhimento, de exposição e uma cafetaria.
Intervém nas seguintes áreas:
- Livros, literatura, debates de ideias, ciências e tecnologia : lançamento de livros, banda desenhada, apresentação de autores, encontros, colóquios, seminários, café filosófico e bar das ciências.
- Cinema : ante-estreias, ciclos retrospectivos, noites temáticas, festivais de cinema Francês.
- Artes de palco : Teatro, dança, músicas (contemporânea, jazz, clássica, músicas do mundo…).
- Artes visuais : Exposições, ateliers, projecções.
- Línguas e formação : Ensino de francês e de português língua estrangeira (Alliance Française), de romeno (Instituto Cultural Romeno), actividades da Associação Portuguesa dos Professores de Francês, Espaço Professores.
- Informações : Lisboa Acolhimento : informações sobre estudos superiores em França (CampusFrance).
www.ifp-lisboa.com